Free BSD: Blog Sisu Distrito Federal com com dicas grátis!

Muito em breve o MEC – Ministério da Educação irá liberar o Edital do Sistema de Seleção Unificada, que estabelece todas as datas e regras do sistema.

Aqui neste blog, os estudantes que pretendem participar do processo de seleção no Distrito Federal, concorrendo às vagas das principais instituições públicas do país, poderão conferir importantes informações a respeito do sistema, inclusive sobre os documentos necessários.

UNB
UNB: Um dos principais centros de ensino participantes do SISU DF

Para concorrer às vagas do Sisu os candidatos deverão participar do Exame Nacional do Ensino Médio, que terá suas provas aplicadas em todo o país nos dias 24 e 25 de outubro.

Além de simplesmente participar das provas é necessário obter nota maior do que zero na redação do exame. Quem obtiver nota igual a zero na redação sequer poderá se inscrever no Sistema de Seleção Unificada.

Serão duas edições do Sisu realizadas esse ano, sendo a do primeiro semestre, a partir de janeiro, e a do segundo semestre, provavelmente em junho.

Para se inscrever, o estudante deve acessar o site oficial do sistema, disponível no endereço eletrônico , e informar número de inscrição e senha que foram cadastrados no Enem a partir de 2009. Em caso de perda destes dados será possível recuperá-los com facilidade no site do Enem.

Após o período de inscrições será realizada uma única chamada regular, pelo próprio sistema. Quem não for selecionado nesta primeira chamada terá ainda a oportunidade de participar da Lista de Espera, que é repassada às instituições, para que as próprias sejam responsáveis pelas convocações a partir da segunda chamada.

Todos os candidatos que são aprovados no Sisu devem comparecer às instituições para as quais se inscreveram para efetivação de matrícula, munidos é claro de todos os documentos exigidos.

Quais são os documentos necessários?

Cada instituição define em seu edital quais são os documentos necessários para matrícula. Basicamente o estudante deve providenciar:

  • ♦ Histórico Escolar e Certificado de Conclusão e do Ensino Médio ou equivalente (Técnico de Nível Médio, 2º Grau, Magistério ou Educação de Jovens e Adultos), expedidos por Instituição de Ensino reconhecida por órgão oficial competente.
  • ♦ Carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto.
  • ♦ Certidão de Nascimento ou de Casamento.
  • ♦ Comprovação da inscrição no CPF.
  • ♦ Título de Eleitor, se maior de 18 anos, e comprovante de votação.
  • ♦ Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para o sexo masculino e maior de 18 anos.

Os documentos listados acima são apenas básicos, exigidos por qualquer instituição. Pode haver ainda a necessidade de apresentação de documentos específicos. Estudantes que tenham sido aprovados para vagas destinadas a cotistas, por exemplo, podem ter que apresentar mais documentos.

Por este motivo é necessário que, ao fazer sua inscrição, o candidato fique muito atento aos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Esta informação estará disponível no sistema, no momento da inscrição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *